Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Memorial Pax de Minas
Postagem
Bem-estar na terceira idade: como manter a qualidade de vida?

O bem-estar na terceira idade é primordial para a qualidade de vida e a prevenção de inúmeras enfermidades. Trata-se de um conjunto de cuidados para garantir à pessoa uma rotina tranquila e saudável, com muita disposição e produtividade.

Mesmo com as limitações e mudanças no organismo que surgem naturalmente com a idade, alguns hábitos são essenciais para promover um envelhecimento saudável. Ou seja, contribuem para que a pessoa idosa viva com mais energia, vitalidade e alegria.

No post de hoje, você vai entender como elevar o bem-estar na terceira idade! Continue a leitura e veja hábitos para cuidar do corpo e da mente, porque são importantes e como favorecem a qualidade de vida!

Qual a importância do bem-estar na terceira idade?

Com a idade, o organismo se torna passível a inúmeros problemas, especialmente se a pessoa não cultivar bons hábitos e cuidados com a saúde. Consiste em uma etapa da vida que os sintomas são mais intensos e podem causar diversas limitações.

Nesse contexto, investir em estratégias para elevar o bem-estar na terceira idade é fundamental para uma vida saudável e ativa. Sobretudo, preservando a independência, autonomia e a vitalidade para encarar as tarefas do dia a dia.

Um tema extremamente importante e que merece atenção desde já para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Afinal, é o melhor caminho para prevenir doenças físicas e psíquicas, manter a disposição e garantir um envelhecimento saudável.

Como promover o bem-estar na terceira idade?

Os cuidados com a saúde são imprescindíveis em qualquer momento da vida, entretanto, os idosos merecem atenção especial. A adoção de hábitos saudáveis e uma rotina de atividades é primordial para evitar enfermidades e muitas complicações.

Para isso, há diversas práticas que podem ser implementadas no cotidiano considerando o perfil de cada pessoa idosa. São estratégias para estimular o corpo e a mente e com isso, proporcionam uma melhoria significativa na qualidade de vida.

Confira a seguir, quais os principais hábitos para elevar o bem-estar na terceira idade!

Alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada e saudável é um dos principais cuidados com a saúde dos idosos. A nutrição adequada e personalizada contribui para a prevenção de enfermidades e evita problemas como a hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

Sendo assim, é importante procurar um médico para realizar exames e um profissional nutricionista para elaborar uma dieta nutritiva. O ideal é elevar o consumo de alimentos ricos em cálcio, vitamina C, frutas, verduras e evitar produtos gordurosos.

Atividades físicas

O sedentarismo leva a riscos intensos para a saúde dos idosos e pode ser o gatilho para o desenvolvimento de doenças. Por essa razão, é importante investir em atividades físicas regulares e moderadas, com o devido acompanhamento.

É importante ressaltar que a prescrição das modalidades apropriadas para os idosos deve acontecer com apoio do médico. Existem ótimas opções indicadas para a terceira idade, como caminhadas, hidroginástica, aulas de dança, pilates, yoga, natação e outras.

Consultas e check-up regular

A prevenção também é um cuidado indispensável para os idosos e auxilia a preservar a saúde do organismo. Por meio dos exames de rotina, por exemplo, é possível detectar alterações em fases iniciais e tratá-las antes de evoluir para algo sério.

Mantenha a realização de um check-up completo pelo menos 1 vez por ano, com todos os exames laboratoriais e físicos. Esse hábito será primordial para preservar o bem-estar na terceira idade e para manter os índices do organismo no limite ideal.

Interação social

A interação social é importante para os idosos e ajuda a melhorar a saúde mental e a qualidade de vida. Por isso, é importante manter contato constante com a família e estimular a convivência com amigos, especialmente em atividades para idosos.

Atividades como jogos, encontros, esportes coletivos são opções que auxiliam a promover um encontro social agradável e produtivo. Além disso, os momentos de descontração com a família e viagens também são ótimas oportunidades.

Atividades de relaxamento

As atividades que estimulam a mente são essenciais na terceira idade e uma forma para ter um passatempo saudável. É possível incluir na rotina semanal tarefas como a yoga, escrita, jardinagem, arte e outras individuais ou em pequenos grupos.

São estratégias para manter o corpo e a mente relaxados, além de preservar as habilidades cognitivas afiadas. Tudo isso favorece a saúde como um todo e auxilia a levar uma vida equilibrada, disposta e livre de transtornos emocionais severos.

Cuidado emocional e com a saúde mental

Os cuidados com a saúde mental devem fazer parte da rotina dos idosos e de forma preventiva. Para isso, as terapias são ótimas para uma avaliação criteriosa e para manter a mente saudável, facilitando a lidar com as emoções.

Com o acompanhamento dos familiares, as terapias auxiliam a pessoa idosa a entender e lidar com as limitações da terceira idade. Um autocuidado que reduz a possibilidade de desenvolvimento da ansiedade, depressão e outros transtornos.

Quais são os benefícios do bem-estar na terceira idade?

Além do envelhecimento saudável, investir nos hábitos para o bem-estar na terceira idade oferece diversas vantagens. É a oportunidade para ampliar a capacidade do organismo, preservar a força e a autonomia, aspectos considerados essenciais.

Para os familiares, é um cuidado que auxilia a manter a pessoa querida com saúde física e mental, presente nos melhores momentos. Tudo com menor possibilidade de passar por complicações e os riscos que as doenças oferecem.

Ou seja, ao investir nos hábitos saudáveis e nos cuidados na terceira idade é possível usufruir dos seguintes benefícios:

  • eleva a expectativa de vida do familiar;

  • melhora a capacidade física e psíquica;

  • aumenta a sensação de felicidade;

  • reduz riscos de doenças.

  • proporciona vitalidade;

  • reforma o sistema imunológico.

Podemos concluir, que os hábitos para o bem-estar na terceira idade levam a benefícios importantes para o corpo e a mente. A melhor forma para o envelhecimento ativo e saudável, com toda energia para aproveitar cada momento com a família.

Gostou do post? Agora que entendeu como elevar o bem-estar na terceira idade, continue lendo novidades e conteúdos incríveis nas nossas redes sociais! Acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Galeria

Veja também


Coroa de flores para velório: como escolher e o que cada flor simboliza

Coroa de flores para velório: como escolher e o que cada flor simboliza

Entenda como prestar uma homenagem através da coroa de flores por meio do significado de cada arranjo.

Ler tudo
Cidades sansionam lei que permite enterro de pet em covas familiares

Cidades sansionam lei que permite enterro de pet em covas familiares

Leis municipais em cidades brasileiras já permitem o enterro de pets em covas familiares, reconhecendo o vínculo afetivo entre tutores e animais. A me...

Ler tudo
Luto animal: como os cachorros reagem à perda de um tutor

Luto animal: como os cachorros reagem à perda de um tutor

Quando um tutor falece, o cão pode sentir profundamente a perda, demonstrando sinais como apatia, perda de apetite e comportamentos alterados. Isso oc...

Ler tudo
Entenda como funciona a terapia do luto

Entenda como funciona a terapia do luto

A terapia do luto é um apoio psicológico que ajuda pessoas a lidarem com a dor da perda de um ente querido, oferecendo acolhimento e orientação emocio...

Ler tudo