Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Memorial Pax de Minas
Postagem
Bem-estar na terceira idade: como manter a qualidade de vida?

O bem-estar na terceira idade é primordial para a qualidade de vida e a prevenção de inúmeras enfermidades. Trata-se de um conjunto de cuidados para garantir à pessoa uma rotina tranquila e saudável, com muita disposição e produtividade.

Mesmo com as limitações e mudanças no organismo que surgem naturalmente com a idade, alguns hábitos são essenciais para promover um envelhecimento saudável. Ou seja, contribuem para que a pessoa idosa viva com mais energia, vitalidade e alegria.

No post de hoje, você vai entender como elevar o bem-estar na terceira idade! Continue a leitura e veja hábitos para cuidar do corpo e da mente, porque são importantes e como favorecem a qualidade de vida!

Qual a importância do bem-estar na terceira idade?

Com a idade, o organismo se torna passível a inúmeros problemas, especialmente se a pessoa não cultivar bons hábitos e cuidados com a saúde. Consiste em uma etapa da vida que os sintomas são mais intensos e podem causar diversas limitações.

Nesse contexto, investir em estratégias para elevar o bem-estar na terceira idade é fundamental para uma vida saudável e ativa. Sobretudo, preservando a independência, autonomia e a vitalidade para encarar as tarefas do dia a dia.

Um tema extremamente importante e que merece atenção desde já para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Afinal, é o melhor caminho para prevenir doenças físicas e psíquicas, manter a disposição e garantir um envelhecimento saudável.

Como promover o bem-estar na terceira idade?

Os cuidados com a saúde são imprescindíveis em qualquer momento da vida, entretanto, os idosos merecem atenção especial. A adoção de hábitos saudáveis e uma rotina de atividades é primordial para evitar enfermidades e muitas complicações.

Para isso, há diversas práticas que podem ser implementadas no cotidiano considerando o perfil de cada pessoa idosa. São estratégias para estimular o corpo e a mente e com isso, proporcionam uma melhoria significativa na qualidade de vida.

Confira a seguir, quais os principais hábitos para elevar o bem-estar na terceira idade!

Alimentação saudável

Uma alimentação equilibrada e saudável é um dos principais cuidados com a saúde dos idosos. A nutrição adequada e personalizada contribui para a prevenção de enfermidades e evita problemas como a hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

Sendo assim, é importante procurar um médico para realizar exames e um profissional nutricionista para elaborar uma dieta nutritiva. O ideal é elevar o consumo de alimentos ricos em cálcio, vitamina C, frutas, verduras e evitar produtos gordurosos.

Atividades físicas

O sedentarismo leva a riscos intensos para a saúde dos idosos e pode ser o gatilho para o desenvolvimento de doenças. Por essa razão, é importante investir em atividades físicas regulares e moderadas, com o devido acompanhamento.

É importante ressaltar que a prescrição das modalidades apropriadas para os idosos deve acontecer com apoio do médico. Existem ótimas opções indicadas para a terceira idade, como caminhadas, hidroginástica, aulas de dança, pilates, yoga, natação e outras.

Consultas e check-up regular

A prevenção também é um cuidado indispensável para os idosos e auxilia a preservar a saúde do organismo. Por meio dos exames de rotina, por exemplo, é possível detectar alterações em fases iniciais e tratá-las antes de evoluir para algo sério.

Mantenha a realização de um check-up completo pelo menos 1 vez por ano, com todos os exames laboratoriais e físicos. Esse hábito será primordial para preservar o bem-estar na terceira idade e para manter os índices do organismo no limite ideal.

Interação social

A interação social é importante para os idosos e ajuda a melhorar a saúde mental e a qualidade de vida. Por isso, é importante manter contato constante com a família e estimular a convivência com amigos, especialmente em atividades para idosos.

Atividades como jogos, encontros, esportes coletivos são opções que auxiliam a promover um encontro social agradável e produtivo. Além disso, os momentos de descontração com a família e viagens também são ótimas oportunidades.

Atividades de relaxamento

As atividades que estimulam a mente são essenciais na terceira idade e uma forma para ter um passatempo saudável. É possível incluir na rotina semanal tarefas como a yoga, escrita, jardinagem, arte e outras individuais ou em pequenos grupos.

São estratégias para manter o corpo e a mente relaxados, além de preservar as habilidades cognitivas afiadas. Tudo isso favorece a saúde como um todo e auxilia a levar uma vida equilibrada, disposta e livre de transtornos emocionais severos.

Cuidado emocional e com a saúde mental

Os cuidados com a saúde mental devem fazer parte da rotina dos idosos e de forma preventiva. Para isso, as terapias são ótimas para uma avaliação criteriosa e para manter a mente saudável, facilitando a lidar com as emoções.

Com o acompanhamento dos familiares, as terapias auxiliam a pessoa idosa a entender e lidar com as limitações da terceira idade. Um autocuidado que reduz a possibilidade de desenvolvimento da ansiedade, depressão e outros transtornos.

Quais são os benefícios do bem-estar na terceira idade?

Além do envelhecimento saudável, investir nos hábitos para o bem-estar na terceira idade oferece diversas vantagens. É a oportunidade para ampliar a capacidade do organismo, preservar a força e a autonomia, aspectos considerados essenciais.

Para os familiares, é um cuidado que auxilia a manter a pessoa querida com saúde física e mental, presente nos melhores momentos. Tudo com menor possibilidade de passar por complicações e os riscos que as doenças oferecem.

Ou seja, ao investir nos hábitos saudáveis e nos cuidados na terceira idade é possível usufruir dos seguintes benefícios:

  • eleva a expectativa de vida do familiar;

  • melhora a capacidade física e psíquica;

  • aumenta a sensação de felicidade;

  • reduz riscos de doenças.

  • proporciona vitalidade;

  • reforma o sistema imunológico.

Podemos concluir, que os hábitos para o bem-estar na terceira idade levam a benefícios importantes para o corpo e a mente. A melhor forma para o envelhecimento ativo e saudável, com toda energia para aproveitar cada momento com a família.

Gostou do post? Agora que entendeu como elevar o bem-estar na terceira idade, continue lendo novidades e conteúdos incríveis nas nossas redes sociais! Acompanhe nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Galeria

Veja também


Obituário: o que é e como consultar

Obituário: o que é e como consultar

Um obituário é um registro público que anuncia o falecimento de uma pessoa. Esse documento, geralmente publicado em jornais ou sites especializados

Ler tudo
Homenagem Póstuma: dicas e formas comuns de honrar a memória dos entes queridos

Homenagem Póstuma: dicas e formas comuns de honrar a memória dos entes queridos

Exitem algumas dicas e formas comuns de homenagem póstuma. Veja alguns dicas sensíveis, bem como informações sobre como o Memorial Pax de Minas pode a...

Ler tudo
Qual o destino dar aos pertences de um falecido?

Qual o destino dar aos pertences de um falecido?

Entenda quando é indicado fazer a distribuição dos pertences de um falecido, a importância de manter alguns itens, além de como é o aspecto emocional...

Ler tudo
Saiba para que serve um inventário e a diferença do testamento

Saiba para que serve um inventário e a diferença do testamento

Entenda o conceito de inventário, quem pode realizá-lo, suas vantagens e desvantagens, as diferenças entre inventário e testamento e outros tópicos pe...

Ler tudo