Este site utiliza cookies

Salvamos dados da sua visita para melhorar nossos serviços e personalizar sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade, incluindo a política de cookie.

Memorial Pax de Minas
Postagem
A importância de campanha de vacinação e vacinas que evitam mortes

A vacinação é uma das estratégias de saúde pública mais eficazes para prevenir doenças e salvar vidas. No Brasil, diversas vacinas são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de campanhas de vacinação, que tem como objetivo proteger a população contra enfermidades potencialmente fatais.

Importância das campanhas de vacinação no Brasil

As campanhas de vacinação sempre foram importantes, mas depois da pandemia de covid -19 ficou comprovada a importância da vacinação. 

Naquele período, cerca de 4 mortes por minutos foram evitadas graças à vacinação, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.   As campanhas de vacinação desempenham um papel crucial na prevenção de doenças e na redução da mortalidade. 

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), globalmente, a imunização evita entre 2 a 3 milhões de mortes anualmente, prevenindo doenças como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo.

No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que completou 50 anos, priorizou a vacinação infantil, resultando na redução da mortalidade e no aumento da expectativa de vida em 30 anos.

Vacinas que previnem mortes no Brasil

Diversas vacinas são fundamentais para prevenir doenças graves e mortes no país, conheça algumas: 

1. Vacina contra a poliomielite

A poliomielite, ou paralisia infantil, foi erradicada no Brasil em 1994 graças às intensas campanhas de vacinação. No entanto, a queda na cobertura vacinal nos últimos anos aumenta o risco de reintrodução da doença. Em 2012, a cobertura vacinal era de 96,5%, e caiu para 77% em 2022.

2. Vacina contra o sarampo

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode levar a complicações graves e morte. Após ter sido eliminado, o sarampo voltou a circular no Brasil devido à diminuição da cobertura vacinal. Por isso, as campanhas de vacinação são essenciais para controlar surtos e prevenir óbitos.

3. Vacina contra a influenza

A gripe pode ser fatal, especialmente para grupos de risco como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A vacinação anual contra a influenza reduz significativamente as complicações e mortes associadas à doença.

4. Vacina contra a COVID-19

A pandemia de COVID-19 trouxe muitos aprendizados e destacou a importância da vacinação em massa. Pesquisas apontam que a imunização poderia ter evitado até 400 mil mortes no Brasil, caso medidas adequadas tivessem sido adotadas.

É uma lição para o futuro que não queremos reviver!

Movimento Nacional pela Vacinação

A perda de um filho é devastadora e pode mudar o rumo da vida dos pais e familiares para sempre. Quando essa dor pode ser evitada, é fundamental que as medidas sejam tomadas. 

Em resposta à queda nas procuras pelas campanhas de vacinação, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação, que visa mobilizar a população para que o Brasil retome os altos índices de imunização e previna o retorno de doenças já controladas.

Manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para a saúde individual e coletiva. As campanhas de vacinação no Brasil são instrumentos essenciais para prevenir doenças, evitar mortes e garantir o bem-estar da população.

Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem se vacinar, de acordo com a recomendação médica, somente assim doenças e mortes podem ser evitadas. Participar dessas campanhas é um ato de responsabilidade e cuidado com todos.

Galeria

Veja também


Como é feita a exumação de um corpo

Como é feita a exumação de um corpo

A exumação de cadáver é o ato de retirar um corpo ou restos mortais do local onde ele foi sepultado. Esse processo acontece por diferentes motivos, c...

Ler tudo
Onde enterrar cachorro após a morte? Saiba o que diz a lei e quais são as opções

Onde enterrar cachorro após a morte? Saiba o que diz a lei e quais são as opções

Muitas pessoas ainda acreditam que é permitido enterrar um animal de estimação no quintal de casa ou em terrenos baldios. No entanto, de acordo com as...

Ler tudo
Depois de quanto tempo pode enterrar outra pessoa no túmulo: Entenda os prazos e como funciona

Depois de quanto tempo pode enterrar outra pessoa no túmulo: Entenda os prazos e como funciona

De acordo com normas sanitárias brasileiras, o prazo médio para a exumação e reutilização de um túmulo é de três anos.

Ler tudo
Pax de Minas participou da 8ª Caomiada e destaca o Plano Pax Pet

Pax de Minas participou da 8ª Caomiada e destaca o Plano Pax Pet

A 8ª Cãomiada, realizada pela Aspa7L e destacou no evento a relevância de ter o Plano Pax Pet. O evento reuniu apaixonados por animais em um momento d...

Ler tudo